Alimentos que podem não ser tão saudáveis quanto parecem

Os produtos comestíveis processados, ricos em conservantes, gordura e açúcar, normalmente, são itens de fácil acesso. Porém, apesar da praticidade, algumas opções apresentam baixo valor nutricional e risco para a saúde de quem os consume.

Além das indicações exibidas nas embalagens, uma maneira simples de identificar as funcionalidades desses produtos e substitui-los é seguir as dicas dos profissionais.

Em relação aos embutidos, o nutrólogo Alexandre Giffoni diz que, embora muitos pensem que o peito de peru, seja uma opção mais leve, a escolha não é saudável. Ele é ultraprocessado e carregado de nitritos e nitratos, agentes carcinogênicos e com alta quantidade de sódio, que pode causar a hipertensão arterial, aumentar o risco de AVC e o ganho de peso em função de inchaço e retenção hídrica.

O peito de peru pode ser trocado pelo queijo, o frango, o atum, a carne moída, o ovo ou cogumelos, fontes proteicas e magras mais saudáveis.

Outros alimentos que enganam bastante são as barras de cereais e a granola. Ainda que seu índice de fibras seja considerável, comparado a alguns cereais matinais, esses alimentos são ricos em açúcar, o que acaba empobrecendo seu caráter nutricional.

A granola pode ser feita em casa com o mix de castanhas e cereais saudáveis. Quem preferir, pode adoçar o preparo com melaço de cana, mel de abelha, açúcar mascavo e leve ao forno para que os ingredientes fiquem crocantes.

Outro alimento muito consumido por quem busca a perda de peso são as sopas instantâneas. Embora o alimento tenha baixo teor calórico, ele também é pobre de nutrientes e apresenta quantidades altas de sódio. Portanto, cuidado!

 

FONTE: Diário do Nordeste