Sabe aquela sensação de inchaço e barriga saliente, parece que você ganhou uns indesejáveis quilos extras? Pois é, esses sintomas são comuns para quem tem prisão de ventre ou anda fazendo combinações de alimentos que produzem muitos gases e fazem a barriga parecer maior.
Os alimentos que causam gases como o feijão e repolho, possuem uma elevada quantidade de fibras e carboidratos que fermentam muito durante a digestão e que, por isso, têm uma maior tendência para provocar gases, especialmente fedidos, são as famosas e constrangedoras flatulências.
Alimentos ricos em gorduras e proteínas, como carnes e castanhas, não são fermentados no intestino e, por isso, produzem menos gases.
Não basta saber que determinados alimentos provocam mais gases é necessário atentar para combinações que fazemos normalmente em nossas refeições, mesmo quando seguimos dietas saudáveis, é possível errar nas misturas e obter resultados indesejados.
Confira a lista de combinações de alimentos que contribuem para uma produção maior de gases e consequentemente te dão uma barriga extra.
Feijão + repolho
Arroz integral + ovo + salada de brócolis;
Leite + fruta + adoçante à base de sorbitol ou xylitol;
Ovos + carne + batata doce.
Feijão – vilão ou aliado?
Feijões como o carioca e o feijão preto contêm muitas fibras essenciais que são importantes para uma digestão saudável. Ao contrário do pensamento de muitas pessoas de que feijão engorda, adicioná-lo à sua dieta diária é bom para diminuir a gordura corporal e controlar o peso. Isso ajuda a prevenir doenças crônicas como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doença cardíaca.
A recomendação de alguns especialistas é colocar o feijão de molho e trocar a água algumas vezes antes de cozinhar, isso diminuirá a produção de gases no organismo. (Fonte: AF)