Nestes últimos tempos, muito tem se comentado sobre alguns alimento e sua correlação com o fortalecimento da imunidade e a prevenção de algumas doenças.
Nessa relação, a nutrição funcional tem se destacado cada vez mais devido a riqueza de compostos bioativos. Para falar sobre este assunto, hoje escolhi o própoli , um produto que só tem conquistado a atenção das pessoas. Mas afinal, o própolis realmente fortaleceria o sistema imune? Quais seriam os benefícios que poderiam ser atribuídos a este produto?
Para começar vou te explicar que o própolis é um produto resinoso e balsâmico produzido pelas abelhas a partir de diversas partes da planta como brotos, flores, folhas e cascas de plantas e que já era utilizado há algum tempo pela humanidade de forma empírica.
Sua composição química complexa e variada está relacionada com a flora de cada região visitada pelas abelhas e pelo período de coleta das resinas; e inclui os flavanoídes, ácidos aromáticos e ésteres , aldeídos e cetonas , fenilpropanoides ( como ácido caféico terpenóides conferindo a este produto propriedades farmacológicas terapêuticas. A ação anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante, anticarcionogênica , imunoestimulante, hepatoprotetora a antifúngica são alguns de seus benefícios.
Sua coloração depende de sua procedência, variando desde o marrom escuro passando a uma tonalidade esverdeada até o marrom avermelhado. Possui odor característico que pode variar de uma amostra para outra .
Atualmente, está disponível em várias formas farmacêuticas como cápsulas, extratos (versão alcóolica e aquosa) e extrato seco, enxaguatório bucal dentre outras.
Algumas estratégias usadas na prática clinica sugere seu uso pela manhã (ao acordar) ou antes de dormir a noite para como uma medida de melhorar o sono ,podendo ser diluída na água, suco ou chás na dosagem recomendada pelo fabricante.
Cabe ainda ressaltar que o uso de própolis não deve ser usado como única fonte de alimento na melhoria da imunidade, mas o seu uso deve está inserido dentro da alimentação saudável .
Dra. Socorro Coêlho
Nutricionista da Onconutri Piauí
FONTE: R. LUSTOSA, Sarah et al . Própolis: Atualizações sobre a química e a farmacologia. Revista Brasileira de Farmagon, vol.18 no 3 Joao Pessoa, Julho/ Set.2008.