Um estudo recente publicado na revista científica Gut Microbes, conduzido por pesquisadores do Mass General Brigham, nos Estados Unidos, acompanhou mais de 150 mil pessoas por décadas — por meio dos estudos Nurses’ Health Study (desde 1976) e Health Professionals Follow-up Study (desde 1986) — e trouxe descobertas importantes sobre o consumo de iogurte e a prevenção do câncer colorretal.
Os pesquisadores identificaram que pessoas que consumiram duas ou mais porções de iogurte por semana apresentaram uma redução de até 20% no risco de câncer colorretal proximal (lado direito do cólon), mas apenas nos tumores positivos para a bactéria probiótica Bifidobacterium.
Esse efeito protetor é atribuído ao fato de que o iogurte — especialmente natural e com culturas vivas — aumenta a presença de Bifidobacterium no intestino. Essa bactéria contribui para a modulação da microbiota intestinal, redução da inflamação e proteção da mucosa intestinal contra mutações que podem levar ao câncer.
Apesar desse benefício específico, os pesquisadores enfatizam que o consumo de iogurte é apenas um entre muitos fatores que podem contribuir para a prevenção do câncer. A adoção de hábitos alimentares saudáveis e um estilo de vida equilibrado continuam sendo fundamentais para uma proteção eficaz ao longo do tempo.
Por Socorro Coelho, nutricionista oncológica.