O tratamento oncológico realizado com quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia ou outro, pode desencadear alguns efeitos colaterais que variam muito de cada organismo. Um efeito colateral bastante temido para quem está em tratamento é a anemia. Existe outro efeito bastante comum, do qual vamos falar hoje, que é a ALTERAÇÃO DO PALADAR.
Cerca de 50% das pessoas que recebem tratamento com a quimioterapia queixam-se de gosto metálico, “comida com gosto de palha”, muito “doce” ou sem sabor. Todas estas alterações podem resultar em aversões alimentares, falta de apetite e, consequentemente, a perda de peso. Mas então o que deve ser feito para AMENIZAR esse sintoma tão incômodo e frequente?
Confira algumas sugestões:
- Tente substituir os talheres de metal pelos talheres de plásticos. Esta dica ajuda a minimizar o gosto metálico na boca
- Utilize outros tipos de tempero como: ervas aromáticas (manjericão, orégano, hortelã, etc.), molhos para disfarçar o aroma das carnes (como molho de limão, maracujá, laranja, vinagrete, etc.)
- A higiene bucal é essencial antes das refeições, pois ela favorece o paladar. Sugestão: enxague a boca com chá da camomila sem açúcar antes das refeições. Chupar balas azedas ou de hortelã também ajudam a realçar o paladar.