Vem ver o que que a banana tem

Ontem foi o Dia da Banana e venho aqui te falar de alguns benefícios dessa fruta que todo brasileiro ama. 

A banana é uma das frutas mais populares do Brasil e encontrada facilmente em todo território nacional. 

De origem asiática, ela se adaptou rapidamente ao clima do país e é um alimento bastante saudável, versátil e com preço acessível. 

Há diversos tipos de bananas, que variam no tamanho, tonalidade (do verde ao amarelo) e no sabor. Mas todas são muito nutritivas e fontes de fibra, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas.

Por conta dos seus nutrientes, as bananas oferecem diversos benefícios à saúde quando consumidas regularmente e dentro de uma dieta e quilibrada.

Em excesso, a fruta pode contribuir com o ganho de peso, como ocorre com qualquer outro alimento. Não há evidências científicas de que o consumo da fruta engorde ou emagreça. Consumir uma ou duas bananas por dia é bastante saudável, mas ingerir mais de três unidades aumenta a quantidade de calorias e carboidratos na dieta. Por isso, é recomendado consumir bananas com moderação. Vale destacar que para manter o peso ou emagrecer é importante ter hábitos saudáveis com uma dieta equilibrada e prática exercícios regulares.

As bananas possuem potássio, que é um mineral importante para a saúde cardíaca. Ele é necessário para manter o equilíbrio da quantidade de água nas células e compensa os efeitos do excesso de sódio na dieta. 

A fruta contém flavonoides que atuam na proteção da mucosa gástrica. A banana verde é a mais rica neste antioxidante. No fruto verde também há o amido resistente que atua com as fibras, melhorando o trânsito intestinal.

Ela contém fibras alimentares que retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando a sensação de saciedade. Por isso, consumir regularmente diminui a fome e contribui indiretamente com a perda de peso.

As bananas contêm vitamina A, que é um nutriente importante para os olhos. Ela melhora a visão noturna, preserva as membranas oculares e afasta o risco de degeneração macular, que compromete a visão em pessoas mais velhas.

Ou seja, tudo de bom, né? 

(Fonte: UOL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *