Uma pergunta comum dos nossos pacientes é sobre o consumo do açúcar durante o tratamento.
❓Essa questão vem sendo polêmica por muitos anos e há vários estudos que tentam esclarecer se o açúcar causaria ou aumentaria um tumor existente.
❗️Em 1931, o médico alemão Otto Heinrich Warburg ganhou o prêmio Nobel de Medicina por uma descoberta inusitada à época.
‼️Segundo ele, as células cancerígenas GOSTAM MUITO de açúcar. Isso faria com que o tumor crescesse rapidamente, pois essas células doentes digeriam a substância até 200 vezes mais rápido que células normais.
👉👉 Posteriormente essa teoria foi derrubada por Halbahan e Weinberg, através da publicação de atualização dos Hallmarks of câncer.
🤔 Foi visto que alguns tumores não apresentavam defeitos na respiração celular.
👀 Na verdade, defeito na função mitocondrial nas células tumorais raramente ocorre e, em muitas situações, o tumor consome oxigênio quase igual as células do tecido sadio.
✔️ Concluindo, não há a necessidade da retirada de carboidratos (açúcares) por completo da alimentação, pois não há provas que alteram o fornecimento energético para o tumor, tendo em vista que o tumor sempre achará uma alternativa para obter energia por outros substratos (seja por proteínas, glutamina ou gordura, já que ele sofre muitas mutações).
✅ Mas fica o alerta: o excesso de açúcar faz mal e PONTO FINAL.
😢 Pode provocar outros problemas de saúde, como obesidade, aumento de peso que resultará um um processo inflamatório e poderá levar várias doenças crônicas, dentre as quais o câncer.