Há alguns alimentos tão nutritivos, ricos em gorduras e carboidratos bons, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, além de antioxidantes e fitoquímicos, que vale a pena comê-los todos os dias. Os apresentados a seguir
devem estar sempre ao alcance, seja na geladeira ou no prato. Você deve se lembrar deles todo dia como forma de cuidar da saúde e da longevidade.
Já os temperos, além de acrescentarem um sabor inconfundível aos pratos, contêm compostos naturais úteis e trazem benefícios significativos à saúde. Eles não devem ser consumidos em grande quantidade. Mas, quando estiver cozinhando, adquira o hábito de adicionar um punhado de ervas e pitadas de temperos. Além do sabor, você estará adicionando benefícios terapêuticos e complexidade aos alimentos que consome.
ABACATE
Principais nutrientes – Gordura monoinsaturada, folato, vitamina A, potássio e fitoesteróis.
Poderes de cura – Substitua outras fontes de gordura pelo abacate. Por exemplo, espalhe-o no pão no lugar da manteiga. Cuidado com o tamanho da porção, pois ele é muito calórico.
Benefícios – Combate o colesterol alto, controla a glicose no sangue e a resistência à insulina.
Porção – ¼ de abacate médio.

FEIJÃO, ERVILHA E LENTILHA
Principais nutrientes – Folato, fibras (incluindo a fibra solúvel), vitaminas A e C, proteína e ferro.
Poderes de cura – Contêm mais proteína do que outros alimentos de origem vegetal, mas normalmente são consumidos com o arroz ou outro grão para “completar” a proteína. As fibras solúveis e a proteína contidas nas leguminosas as tornam alimentos com baixo IG.
Benefícios – Combatem o colesterol alto, a hipertensão, a prisão de ventre, a anemia e a degeneração macular (apenas a ervilha tem essa propriedade), controlam a glicose no sangue, o diabetes, o ganho de peso e a obesidade.
Porção – ½ xícara no lugar de uma porção de proteína animal, ao menos duas vezes por semana.

BRÓCOLIS
Principais nutrientes – Compostos sulfúricos, betacaroteno, cálcio, fibras, folato, vitamina C e potássio.
Poderes de cura – Eficaz contra o câncer, graças a seus compostos sulfúricos, cujo cheiro pode ser percebido quando o legume é cozido demais. Também é fonte de cálcio.
Benefícios – Previne contra o câncer de bexiga, colorretal, de mama e de pulmão, as doenças cardíacas, as úlceras, os resfriados; promove a saúde dos ossos.
Porção – ½ xícara de brócolis cozido = 1 porção de verduras.

CENOURA
Principais nutrientes – Betacaroteno, vitaminas A, B6 e C e as fibras.
Poderes de cura – O betacaroteno dá cor à cenoura e é responsável pelos seus significativos benefícios à saúde. A cenoura cozida oferece mais betacaroteno do que a crua, já que o cozimento quebra as paredes celulares desse nutriente. Adicione um pouco de azeite para aumentar a absorção do betacaroteno.
Benefícios – Combate o colesterol alto, previne contra o diabetes, o câncer (em especial o de pulmão), a degeneração macular, a catarata e a cegueira noturna.
Porção – ½ xícara de cenoura cozida = 1 porção de legumes.

ALHO
Principais nutrientes – Cobre, ferro, zinco, magnésio, selênio e compostos sulfúricos.
Poderes de cura – O alho tem propriedades antifúngicas e antivirais. A maior parte de seu potencial de combate a doenças se deve a compostos sulfúricos como a alicina, que age como antioxidante. Corte ou esprema os dentes de alho e reserve por 10 minutos para formar mais desses compostos.
Benefícios – Previne contra aterosclerose, hipertensão, doenças cardíacas, AVC, diabetes e o câncer de colo e reto, além de infecções.
Porção – Tente consumir ao menos 1 dente de alho por dia.

BATATA-DOCE
Principais nutrientes – Betacaroteno, fibras, vitaminas B6, C e E, folato, potássio, ferro, carotenoides e ácido clorogênico.
Poderes de cura – Ótima fonte de pectina, fibra solúvel que absorve o colesterol. Tem baixo IG.
Benefícios – Combate o colesterol alto, a hipertensão, as doenças cardíacas, o diabetes, o nível alto de glicose no sangue e a resistência à insulina; protege os olhos e a pele e age contra o câncer colorretal, de próstata, de mama e de estômago, além de melhorar a imunidade e aliviar a constipação.
Porção – ½ batata-doce pequena = 1 porção de legumes.

(FONTE: SELEÇÕES)

Comentários desabilitados