O açúcar da fruta é melhor que o açúcar refinado?

Muito se fala sobre fazer “detox de açúcar”, de como o açúcar refinado é prejudicial para a saúde e, até mesmo, dos efeitos do açúcar da fruta. Mas será que existem muitas diferenças entre os dois tipos?

Frutas são alimentos essenciais para qualquer dieta (emagreça com o Tecnonutri) . Fontes de fibras, vitaminas e energia (carboidratos complexos), elas são muito nutritivas. Mas, parte essencial de sua composição é também o açúcar, mais especificamente a frutose, seu adoçante natural.

Em contrapartida, o chamado “açúcar refinado” é aquele processado a partir do melado da cana-de-açúcar ou do açúcar mascavo, também extraído da cana. Durante seu processamento, há a perda de suas vitaminas e minerais importantes. Portanto, ele se torna um alimento com calorias vazias, sem nutrientes.

Assim, a frutose coexiste com demais nutrientes importantes na composição das frutas. O açúcar refinado, em contrapartida, é um alimento de calorias vazias, ultraprocessado quimicamente.

Portanto, o açúcar da fruta é tão ruim quanto o açúcar refinado?

De modo geral, não. Afinal, o açúcar das frutas – a frutose, acompanha outros nutrientes importantes para a saúde. Entretanto, especialistas reiteram: tudo depende da quantidade ingerida. Ainda, a quantidade ideal também é algo que varia conforme o organismo e a saúde de cada um. Por exemplo, um paciente de diabetes ou outra condição em que seja necessário monitorar a ingestão de carboidratos e açúcares, até mesmo a frutose pode ser prejudicial quando consumida em excesso.

Alimentos ricos em frutose

A frutose está presente naturalmente em alimentos como frutas, ervilhafeijãobatata docebeterraba e cenoura, não causando problemas para a saúde.

Porém, alimentos industrializados ricos em frutose devem ser evitados, como refrigerantes, molhos industrializados, chocolates, alguns tipos de pães, salsicha e presunto. Além disso, é preciso estar atento aos rótulos e evitar o consumo excesso de alimentos que contenham frutose, xarope de frutose ou xarope de milho na sua composição.

Por fim, é importante reforçar que as frutas são importantes para a saúde e, por isso, devem ser incluídas na alimentação. No entanto, por conta da frutose, para algumas pessoas é importante maneirar no consumo desses alimentos – principalmente quem sofre com diabetes e outros problemas relacionados ao açúcar. Lembre-se: o segredo para tudo é manter o equilíbrio e consumir com moderação.

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