Ceia de natal: conheça os alimentos mais calóricos e saiba como evitar engordar

É sim possível saborear as ceias natalinas sem precisar, necessariamente, sair da dieta. Basta não exagerar.

Mas como é uma época de confraternização, festas, férias e verão, com encontros regados a comida e bebida é sempre bom controlar a gula e o apetite. Veja algumas dicas para aproveitar as ceias de final de ano sem exageros.

Não é preciso abrir mão da ceia, mas sempre existe a opção de fazermos escolhas mais saudáveis ao montar o prato, afinal é uma época de muita comilança. E entre a falta e o excesso, o equilíbrio é suficiente.

Os pratos mais calóricos sãos os ricos em carboidratos, tais como arroz natalino, farofa natalina, o pão metro, as roscas, os panetones, as sobremesas e as bebidas alcoólicas.

Para quem está no processo de emagrecimento: optar pelas proteínas (peru, tender, chester, pernil) e, no máximo, um ou dois carboidratos. Exemplo: peru + arroz natalino OU farofa natalina + salada. Pode caprichar na salada.

Para a sobremesa: normalmente as ceias de final de ano são caprichadas em doces – mas não precisa comer um pouco de cada. O melhor é escolher apenas uma e, de preferência, que tenha fruta (veja abaixo dica de receita de mousse de chocolate)

Para os que possuem restrições alimentares, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, ou outros que precisam controlar a dieta, é necessário cuidado com a quantidade de sal, optar por retirar a pele e a gordura aparente das aves, e evitar pratos com fritura e sobremesas com açúcar.

Algumas dicas:

• PETISCOS: Queijos, frutas desidratadas, palitos de cenoura, azeitona, molho pesto, oleaginosas (castanha do Pará, nozes, castanha-de-caju);

• SALADAS: mix de folhas, salada de bacalhau com grão de bico, salpicão (ver receita de salada de bacalhau abaixo);

• BEBIDAS: Água com gás (pode espremer limão), suco de uva integral, sucos da fruta, chás gelados (não industrializados), refrigerantes caseiros (receitas abaixo);

• PROTEÍNAS: Preferir a parte do peito, que possui menos gordura, e sempre tirando a pele. Preferir preparos assados, grelhados ou cozidos.