Campanha convida pessoas a refletirem sobre o câncer

A campanha do Dia Mundial do Câncer, celebrado esta semana, no último dia 4, convida as pessoas a refletirem sobre o impacto das suas próprias atitudes no combate ao câncer. Com o tema “Eu Sou e Eu Vou”, a ideia é chamar a atenção sobre o papel que cada um tem no comprometimento e na mudança de hábitos inadequados de vida, que representam fatores de risco para a doença.

 

“Menos álcool, zero de fumo, exercícios físicos, redução do stress e a busca por uma melhor qualidade de vida são algumas atitudes que devem ser adotadas para reduzir o impacto do câncer no futuro”, explica a mastologista e presidente voluntária da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Maíra Caleffi.

 

Segundo ela, o número de novos casos de câncer deve ultrapassar os 600 mil este ano, o que reforça a necessidade de ampliar o rápido acesso aos exames e ao diagnóstico precoce de forma a garantir melhores resultados no tratamento. “Há casos que dá para previnir, há casos que podem ser curáveis e tratáveis”, explica.