Anvisa aprova norma sobre rótulo nutricional em embalagens

Uma excelente notícia, que me deixa realmente feliz.

Estou falando da aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da nova norma sobre rótulo nutricional de alimentos.

E por que isso me deixa tão contente?

Porque vai te dar a chance de fazer melhores escolhas e também mais saudáveis.

Como? Bom, foi decidido que as embalagens vão destacar quando houver excesso de substâncias que podem fazer mal à saúde, como açúcar, gordura e sódio.

E o melhor: essas informações vão estar bem na frente da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo olhar.

A Tabela de Informação Nutricional também passará por mudanças. Terá apenas letras pretas e fundo branco. Segundo a Anvisa, o objetivo é afastar a possibilidade de uso de contrates que atrapalhem na legibilidade das informações.

Outra mudança é que agora também será obrigatória a identificação de açúcares totais e a quantidade que foi adicionada ao produto. Também haverá a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml.

Além disso, a tabela deverá ficar próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua, não sendo aceitas quebras. Ela não poderá ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização.

A nova regra será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União e começará a valer em dois anos.

Ainda falta um pouco de tempo, eu sei, mas nos dá a certeza de que vai acontecer e da possibilidade do impacto positivo na saúde das pessoas.

.
.
.
.
(Com informações da Anvisa/IG)